Ter várias fontes de renda é algo muito importante para garantir a sua liberdade financeira. Existem várias possibilidades de segunda fonte de renda e, se você tem algum dinheiro para investir, essa renda ela pode ser passiva (quer dizer, não requer nenhum esforço) ou uma renda "ativa", onde você precisa trabalhar para a empresa algumas horas por dia.
A renda passiva tem um resultado financeiro muito inferior à renda Ativa. Isso se deve ao benefícios de não exigir nenhum esforço (o rendimento também está também diretamente relacionado ao risco da aplicação)
Exemplos de segunda fonte de renda passiva :
- Poupança: 6,17% ao ano (não paga imposto de renda)
- Investimento em Tesouro direto: 13,40% ao ano (Tesouro Prefixado 2027 - ainda é preciso descontar o IR)
- Fundos de investimento: Depende do fundo e do risco assumido.
Exemplos de segunda fonte de renda ativa:
- Franquias (exemplo: Cacau Show, considerada uma das melhores franquias do Brasil): 12 a 15% sobre o faturamento líquido da operação
- Trading de Ações: depende do risco assumido e flutuações do mercado;
- Empresas Simples de Crédito (ESC): a partir de 30% ao ano (a partir de dados das ESCs que estudamos).
Todas as opções de segunda renda "ativa" vão requerer algum esforço e assumir algum nível de risco.
Acreditamos que a ESC seja a melhor opção de segunda renda, tendo em vista o retorno e o fato de não exigir escritório, horário de funcionamento, funcionários e burocracia (seria a ESC renda quase passiva?). A gestão de uma ESC é muito simples e existem exemplos no mercado de ESCs sendo gerenciadas por uma pessoa e gerando +R$ 200.000/mês de lucro.
Comentários
Postar um comentário