Existem várias vantagem de emprestar dinheiro com uma, especialmente quando comparamos com os bancos. Vamos explicar três delas:
1) ESC não cobra tarifas: segundo a lei que regulamenta as Empresas Simples de Crédito, toda a receita deste tipo de empresa deve ser originada da cobrança de juros. Veja:
LEI COMPLEMENTAR Nº 167, DE 24 DE ABRIL DE 2019Essas são algumas tarifas encontradas em bancos e que as ESC não cobram:
Art. 5º
I - a remuneração da ESC somente pode ocorrer por meio de juros remuneratórios, vedada a cobrança de quaisquer outros encargos, mesmo sob a forma de tarifa;
- Confecção de cadastro para início de relacionamento
- Pacote de serviços
- Tarifa de transferência de recursos
- ou qualquer outra tarifa
2) A ESC não embute outros serviços à sua oferta de crédito ou força a contratação de outros produtos. Assim como o explicado no item 1, a remuneração da ESC se dá a partir apenas dos juros remuneratórios.
Ainda é muito comum os bancos forçarem os clientes a contratarem produtos que não são úteis ou desejados para permitir a liberação de crédito. Por exemplo, contratação de seguros (prestamista, rural e outros), pacotes de serviços ou fazer o investimentos em produtos cuja a remuneração é inferior ao mercado. Nas ESC nada disso é embutido nas operações de crédito.
3) Proximidade: as ESC são pequenas empresas de crédito e - por limitação da lei - atuam apenas na cidade onde estão registradas (e em municípios limítrofes). Muitas ESC não possuem funcionários, sendo os sócios proprietários responsáveis por todas operações (e decisões) de crédito. Com isso, fica muito mais fácil para qualquer empresa que precisa de crédito explicar suas necessidades e adequar os planos de pagamentos e garantias à sua realidade.
A ESC oferecem um atendimento personalizado e muito mais veloz nas decisões que qualquer banco.
Gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário abaixo:
Comentários
Postar um comentário