Existem diferentes sistemas de amortização que podem ser utilizados para determinar como se dará a amortização das parcelas de um contrato de crédito. A escolha do sistema de amortização tem impacto direto na lucratividade de uma Empresa de Crédito e deve ser feita com cuidado.
O cenário abaixo exemplifica resumidamente as diferenças de valores entre diversos sistemas de amortização:
- Valor do empréstimo: R$ 100 mil reais
- Prazo: 60 meses
- Taxa de juros: 3% ao mês.
Após os cálculos com diferentes sistemas de amortização, estes são os valores da primeira e última parcela, total de juros e total das parcelas:
Este site possui calculadoras online para comparar os diversos sistemas existentes: https://www.reisrevisional.com.br/calculadoras/
Descrição dos Sistemas de Amortização:
Sistema de Amortização PRICE:
Tabela Price, também chamado de sistema francês de amortização, é um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais. O método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos".
O método foi idealizado pelo seu autor para pensões e aposentadorias. No entanto, foi a partir da 2ª revolução industrial que sua metodologia de cálculo foi aproveitada para cálculos de amortização de empréstimo.
A Tabela Price usa o regime de juros compostos para calcular o valor das parcelas de um empréstimo e, dessa parcela, qual é o valor relativo ao pagamento de juros e qual é relativo à amortização do empréstimo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_Price
Sistema de Amortização Constante (SAC):
Neste sistema o saldo devedor é reembolsado em valores de amortização iguais. Desta forma, no sistema SAC o valor das prestações é decrescente, já que os juros diminuem a cada prestação. O valor da amortização é calculado, dividindo-se o valor do principal pelo número de períodos de pagamento, ou seja, de parcelas. Por sua vez, os juros são calculados sobre o saldo devedor, multiplicando-se a taxa pelo saldo. Finalmente, a soma da amortização e dos juros resultam no valor da parcela.
O SAC é um dos tipos de sistema de amortização utilizados em financiamentos imobiliários. A principal característica do SAC é que ele amortiza um percentual fixo do valor principal (emissão), desde o início do financiamento. Esse percentual de amortização é sempre o mesmo, o que faz com que a parcela de amortização da dívida seja maior no início do financiamento, fazendo com que o saldo devedor caia mais rapidamente do que em outros mecanismos de amortização.
As parcelas no método SAC têm valores diferentes a cada mês, são decrescentes. Por isso o sistema PRICE, com valores de parcelas iguais, é mais usado para aplicações que requerem mais previsibilidade nas parcelas, como aposentadorias e pensões.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_amortiza%C3%A7%C3%A3o_constante
Comentários
Postar um comentário