Os bancos e factorings atendem algumas das necessidades das micro e pequenas empresas, mas não todas. Vejamos alguns exemplos onde a ESC pode ajudar muito os empresários:
1) Análise de crédito realista:
Muitas vezes os bancos não consideram o patrimônio e/ou renda dos sócios de forma apropriada na hora de fazer a análise de crédito. Ainda é comum muitos empresários não conseguirem o volume de crédito que desejam, apesar de terem perfeitas condições de pagar por ele.
Isso se deve ao fato dos bancos não terem a proximidade necessária com o cliente e seguirem regras defasadas que não se adequam a realidade de cada situação (e muitos bancos ainda possuem sistema arcaicos de análise de crédito - mesmo os grandes)
As Empresas Simples de Crédito possuem a vantagem da proximidade: elas podem explorar mais a fundo cada caso para entender o perfil do cliente, o histórico do cliente na comunidade onde ele se encontra, entender as diversas fontes de renda do cliente, conhecer os avalistas e fornecer o crédito que o cliente merece (lembrando de sempre fazer isso com o uso de dados, não opiniões, conforme mencionei neste post)
2) Crédito rápido com garantia de imóveis e veículos:
Alguns bancos também oferecem estas operações, mas muitas vezes é um processo lento e complicado. Geralmente a burocracia para conseguir tais empréstimos leva meses para se concluir. Uma ESC consegue fazer o mesmo processo em poucos dias e com taxas juros extremamente competitivas.
3) Adaptar as formas de pagamento
Os bancos seguem modelos engessados para cálculo de parcelas/amortização, carência e forma de pagamento. As ESCs podem fornecer condições mais adequadas à realidade de cada cliente. Exemplos:
- Carência de vários meses para iniciar o pagamento
- Amortização no sistema americano, onde o devedor paga os juros periodicamente e o valor emprestado é pago no final do prazo estipulado para o empréstimo.
- Prazos e valores de vencimento diferentes para cada parcela (ex: em Agosto para R$ 1000, em Maio paga R$ 3000) - que pode estar atrelado a recebimentos do cliente
4) Adotar garantias que os bancos não adotam
As ESC podem receber qualquer bem como garantia. Jóias, relógios, gado e outros bens podem também ser colocados em garantia (com o devido cuidado para evitar fraudes).
5) Atendimento personalizado
A ESCs devem ser o parceiro de crédito dos seus clientes. Essa parceria, que pode durar muitos anos, é algo muito importante para os clientes e para a ESC. A medida que a ESC adquire mais confiança com relação ao cliente, melhores são as condições e taxas de juros (se o risco diminui). Da mesma forma, o cliente entende que a ESC é melhor caminho para conseguir crédito rápido e adequado às suas condições.
Comentários
Postar um comentário